CONHECIMENTOS IMPORTANTES SOBRE A MANUTENÇÃO EM REDE DE HIDRANTES
Os dispositivos vistoriados pela manutenção em rede de hidrantes são instrumentos que funcionam a partir de uma rede hidráulica sofisticada. Todo o complexo inclui as válvulas de incêndio, um tanque aquífero, registros de recalque e de manobra, dutos, espaços de armazenagem das mangueiras e outros componentes hidráulicos. Acompanhado de outros equipamentos, a manutenção em rede de hidrantes ajuda no combate ao fogo em diversos locais.
Por isso a imprescindibilidade da manutenção em rede de hidrantes, pois, atesta o desempenho da vazão e pressão hídricas, definidas na instalação, a condução nas tubulações, o desempenho das válvulas de escape e vedação da água, entre outros instrumentos. Para tais fins, é indispensável uma empresa certificada pela ABNT e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Assim, a empresa responsável pela manutenção em rede de hidrantes constata se as válvulas angulares abrem plenamente o acesso hídrico e obstruem integralmente a passagem aquífera, após o uso. Isso impede a oxidação do sistema, além do gasto; se as mangueiras funcionam de acordo com a NBR 12.779 e ainda providencia:
- Inspeção de alarmes;
- Manobra dos esguichos;
- Dutos intactos e íntegros;
- Lubrificação de gaxetas e bobas;
- Funcionalidade dos mensuradores;
- Sistema elétrico limpo, sem erosões;
- Condição do espaço das mangueiras;
- Aparelhos de estabilidade precisos na pressão.